Home

Agrupamento

Alunos

Professores

Projetos

Contactos

COVID 19

Home

Decorreu de 1 a 6 de Outubro o Intercâmbio Literário e Gastronómico com o Gerrit Komrij College, em Winterswijk, na Holanda. O escritor holandês Gerrit Korimj, que escolheu o nosso concelho para viver, foi o elo de ligação com a escola que tem o seu nome. E o projecto, que se revestia de uma vertente literária, ganhou outros formatos e outras potencialidades. 

Após um Domingo em Amsterdão, o grupo de alunos/as do 12ºano de Línguas e Humanidades e os seus colegas holandeses ensaiaram e encenaram cenas de 'The Tempest', obra de William Shakespeare traduzida para holandês por Gerrit Komrij. Foram três dias de intenso trabalho, mas muito profícuos, que culminaram com a apresentação pública do trabalho dramático desenvolvido. Da Holanda, os alunos trouxeram ainda amizades e o conhecimento de um país com uma cultura e modo de vida diferentes.

 

 

O Intercâmbio Literário continuará, agora, em Oliveira do Hospital, na semana de 6 a 12 de novembro, culminando, talvez, em Vila Pouca da Beira, na casa onde viveu o escritor/poeta holandês que deu nome ao projecto.

Também os alunos e alunas do 12º ano da turma do Curso Profissional de Restauração foram protagonistas do intercâmbio gastronómico e foram responsáveis pela confecção de um almoço e um jantar abertos ao público. O impacto destas actividades na comunidade local foi imenso e teve repercussões ao nível da restauração local - dois restaurantes pretendem introduzir um menu Português uma vez por semana. Após uma notícia nos meios de comunicação locais, as vagas para as refeições depressa esgotaram e os elogios foram muitos. O próprio Presidente da Câmara de Winterswijk deslocou-se à escola e deixou-se seduzir pela nossa gastronomia. 

Decorreu ainda um workshop de Cozinha Portuguesa e preparação de bebidas dinamizado pelas docentes do AEOH Sónia Rendeiro e Cristina Rodrigues, que foi um tremendo sucesso. 

Os trabalhos foram intercalados com visitas a diversos locais; visitas estas que proporcionaram aos/às alunos/as o contacto com o que de mais típico há na Holanda.

Em jeito de resumo, podemos dizer que esta foi uma experiência rica, única e inolvidável, que em muito contribuirá para a melhor formação dos/as nossos/as jovens.

Resta-nos agora receber tão bem como fomos recebidos.

DespertaRꓱS e AEOH On

AEOH "O que nos move"

Dia da Informática

AEOH em Ação

#AEOH