O projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES) pretende contribuir para a promoção e proteção da saúde no meio escolar, tendo em vista um crescimento saudável das crianças e jovens, dotando-os de conhecimentos, atitudes e valores de forma a aprenderem a gerir eficazmente a sua saúde e a agir sobre os fatores que a influenciam.
Pretende-se demonstrar que a saúde é para todos e está ao alcance de todos, incentivando a participação de toda a comunidade escolar na procura desse bem comum que é a saúde, nas suas diversas vertentes.
Baseado neste conceito, enfoca-se as seguintes áreas: saúde mental e prevenção da violência, educação alimentar e atividade física, comportamentos aditivos e dependências e afetos e educação para a sexualidade,
O agrupamento, enquanto Escola Promotora de Saúde, cria condições para a participação de jovens no Projeto PES estando, deste modo, empenhado em desenvolver a aquisição de competências pessoais, cognitivas e socioemocionais, entre as instituições de educação, da saúde e a autarquia local.
O agrupamento conta com a colaboração de dois técnicos de saúde escolar, que contribuem para a implementação, em sala de aula, dos projetos de intervenção, em colaboração com os professores das respetivas turmas. Colaboram, também, na dinamização do Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno nas várias escolas do agrupamento. Neste gabinete, uma técnica de saúde apoia a comunidade escolar individualmente ou em pequenos grupos, com vista a um envolvimento ativo na aquisição de competências e/ou possibilita o explanar de dúvidas de caráter pessoal, que seriam impossíveis de abordar em grande grupo. Os alunos podem deslocar-se voluntariamente ao gabinete ou ser encaminhados pelo diretor de turma, sendo garantida a confidencialidade a todos os utilizadores.
De salientar que se aposta, na oferta complementar de escola, Educação para a Cidadania, como o local privilegiado da abordagem pedagógica e sistemática de temas que promovam e protejam a saúde. Esta abordagem, visa o desenvolvimento de competências das crianças e jovens, tendo como missão criar ambientes facilitadores das suas escolhas individuais e estimular o espirito crítico para o exercício de uma cidadania ativa.
Cada um dos temas poderá ser abordado/adaptado em função das opções e das realidades de cada contexto educativo desde o pré-escolar ao secundário nas suas diferentes modalidades.
Salienta-se, também, a existência do Banco de Recursos do PES, onde se facultam materiais de apoio à lecionação de alguns dos temas das áreas de intervenção.
Face ao exposto, com o projeto PES, desenvolvido por uma equipa multidisciplinar, criam-se condições necessárias para melhorar o estado de saúde global dos alunos, sob o lema: “Saúde para todos, ao alcance de todos”, de forma transdisciplinar, sempre com o intuito de envolver toda a comunidade escolar.