O Centro Qualifica (CQ), do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital está já em funcionamento.

Jovem ou adulto, caso esteja indeciso quanto à opção de formação a seguir, caso queira ver reconhecidas e validadas as suas competências, dirija-se ao CQ e faça já a sua inscrição:

 

O que são?
Os CQ são estruturas dependentes da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P., e assumem um papel determinante na construção de pontes entre os mundos da educação, da formação e do emprego, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.

Para quem?
Os CQ destinam-se a todos os que procuram uma qualificação, tendo em vista o prosseguimento de estudos e/ou uma transição/reconversão para o mercado de trabalho. Estes Centros encontram-se igualmente vocacionados para dar resposta aos cidadãos com deficiência e incapacidade, com o intuito de assegurar a sua integração na vida ativa e profissional.
 
São destinatários diretos dos CQ:
Adultos com idade igual ou superior a 18 anos que procurem uma qualificação e, excecionalmente, jovens que não se encontrem a frequentar modadlidades de educação ou de formação e que não estejam inseridos no mercado de trabalho.
 

Como atuam perante alguém que pretenda obter uma qualificação?
Os CQ asseguram as seguintes etapas de intervenção:
Acolhimento – inscrição do candidato (jovem ou adulto) e seu esclarecimento, considerando a missão e o âmbito de intervenção dos CQ;
Diagnóstico – análise do perfil do candidato, com o objetivo de identificar respostas de educação e/ou formação ajustadas à sua situação (motivações, necessidades e expetativas);
Informação e Orientação – identificação de projetos individuais de educação e qualificação profissional, tendo presente opções realistas de prosseguimento de estudos e/ou de integração no mercado de trabalho;
Encaminhamento – concretização do encaminhamento do candidato para uma oferta de educação e/ou formação profissional ou ainda para um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências – RVCC (apenas possível para candidatos adultos. Caso tenham entre 18 e 23 anos inclusive, terão de possuir pelos menos 3 anos de experiência profissional devidamente comprovada), tendo por base o processo prévio de diagnóstico e orientação;
Reconhecimento e Validação de Competências – identificação e validação de competências adquiridas pelos adultos ao longo da vida, em contextos de aprendizagem formais, não formais e informais.
Certificação de Competências – demonstração das competências dos adultos, perante um júri, através da realização de uma prova que consiste numa exposição e reflexão subordinada a uma temática integradora trabalhada no âmbito do portefólio reflexivo de aprendizagens.

Que serviços prestam?
- Apoiam os jovens e os adultos na identificação de respostas educativas e formativas adequadas ao perfil de cada candidato, tendo em conta também as necessidades do tecido empresarial;
- Desenvolvem processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) escolares e profissionais, para adultos;
- Colaboram na definição de critérios de estruturação de uma rede de ofertas educativas e formativas adequadas às necessidades locais de qualificação, aproximando as escolas/centros de formação das empresas;
- Monitorizam o percurso dos jovens e adultos encaminhados para as diferentes soluções de qualificação, visando aferir o cumprimento ou o desvio das trajetórias definidas, numa perspetiva de valorização contínua;
- Recolhem informação respeitante à interação entre os resultados das aprendizagens dos jovens e dos adultos e o mercado de trabalho, tendo em vista a melhoria da qualidade do sistema de educação e formação.
 
Que ligações estabelecem no terreno?
Os CQ operam em rede e em parceria, de modo flexível, com diversas entidades:
- Empregadores;
- Entidades formadoras (escolas, centros de formação, entidades certificadas);
- Rede social e solidária;
- Municípios;
- Associações;
- Serviços e organismos da Administração Pública.

A sua atuação desenvolve-se de modo a potenciar as sinergias existentes no terreno, com mecanismos e respostas de qualidade, numa lógica de gestão eficaz e eficiente de meios.

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