2019/20

Esperamos que se encontrem bem, tendo em conta as circunstâncias excepcionais que Todos vivemos nestes últimos tempos. É um desafio global, não estamos sozinhos. A vida como a conhecemos deu uma grande reviravolta. Não sabemos quanto tempo durará esta situação, facto que aumenta a nossa ansiedade e desorganização, ainda mais quando sabemos que o nosso trabalho tem impacto direto no percurso de desenvolvimento e aprendizagem de centenas de crianças e jovens. Vamos continuar a fazer o nosso melhor e permitirmo-nos o tempo necessário para se adaptarmos às novas exigências, quer ao nível pessoal, quer ao nível profissional.  

Partilhamos convosco o COVID-19- Guia para lidar com 1 situação de isolamento, em baixo, elaborado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Relembro que as redes sociais da OPP disponibilizam informações e recursos que vos poderão ajudar neste momento. Deixo o exemplo: 

https://www.youtube.com/watch?v=JM1pnW3IwjI&fbclid=IwAR3GjfRbKt5c_MNo9M9wZash1DECibCOcS7RpIKTwDgU8mAb6G5_1V5Uwco

[Também há a versão para crianças e jovens que poderão experimentar com os vossos filhos]:

https://www.youtube.com/watch?v=ieht9IooHA4&fbclid=IwAR2sNY72LKxCCmRsWNu7UZP6i2cXgxKhNw86F0SrIjY2fy8XQtJUN4D-08M

Para podermos ajudar alguém é essencial antes de mais cuidarmos de nós próprios. E manter os laços, o contacto [temos de ser criativos neste campo!].

Em relação aos alunos, o contacto dos professores com eles irá permitir manter o reforço de alguns conteúdos académicos [qb] e também o vínculo emocional [alguma previsibilidade neste contexto de incerteza]. Neste último aspeto, todos somos importantes: Professores, AO, Técnicos…

Caso detectem alguma situação mais difícil, poderão entrar em contacto connosco de forma a articularmos. Relembramos também que o SPO estará disponível para qualquer contacto online por parte dos alunos e das famílias para responder às suas preocupações, procurando estabilizá-los.

(Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

 

Estamos disponíveis para dar resposta às vossas necessidades e solicitações.

 

A equipa do SPO