2019/20

Esta é uma iniciativa conjunta da Direção-Geral da Educação e da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, que pretende criar espaços de ciência abertos a toda a comunidade, para promover o acesso a práticas científicas inovadoras.

 No âmbito do Aviso nº POCH-67-2019-04 foram submetidas 129 candidaturas por parte de entidades beneficiárias, tendo sido aprovada a candidatura do AEOH com o projecto base “O Nosso Alva”. Este projeto tem por base a valorização do património geológico e biológico do vale do Rio Alva e área geográfica envolvente.

Após o estabelecimento de algumas parcerias e mediante propostas das mesmas, pretende-se estender o projeto a um maior número de alunos do AEOH.

Serão dinamizadas algumas atividades como palestras/sessões sensibilização, workshops e algumas visitas de estudo que irão valorizar o trabalho prático e experimental e o espirito colaborativo dos nossos alunos. Assim poderão contactar com instituições científicas parceiras, participando nas atividades dinamizadas por estas, de modo a ampliar o seu conhecimento científico e a promover o sucesso escolar.

A finalidade desta iniciativa é o estabelecimento de uma REDE de cooperação entre sistemas formais e não formais de educação, através da constituição de parcerias sólidas com instituições científicas e de ensino superior, autarquias, centros Ciência Viva, empresas com I&D, museus e outras instituições culturais, bem como responsáveis do Ministério da Educação e da Ciência Viva. Tem em vista a partilha de conhecimentos, experiências e boas práticas científicas com base no entendimento de que os Clubes devem ser espaços abertos, de interface entre a ciência e a tecnologia, para a educação e o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas de qualidade.

A iniciativa "Rede de Clubes Ciência Viva na Escola" pressupõe ainda que os professores envolvidos nos Clubes tenham acesso, entre outras iniciativas, a um conjunto de ações de capacitação e, numa fase mais avançada, a um fórum nacional de Clubes Ciência Viva na Escola.

O AEOH faz parte da Rede de Clubes Ciência Viva