2017/18

O Orçamento Participativo da Escola, iniciativa governamental que pretende dar voz aos alunos através da possibilidade de apresentarem propostas de melhoria dos seus espaços escolares, contou com 16 propostas de todas as escolas do Agrupamento – 4 do Secundário e 12 do Básico (1 de Oliveira do Hospital, 1 da Ponte das Três Entradas, 4 da Cordinha e 6 de Lagares da Beira).

Ainda que se trate de um projeto dos alunos e para os alunos, que tantas vezes reivindicam a melhoria dos recursos, o número de alunos votantes foi bastante reduzido, em especial na escola sede, onde se concentra um maior público.

Em Oliveira do Hospital a proposta vencedora do Secundário beneficia a área exterior do Bar dos Alunos. A do Básico centra-se na recuperação do ecossistema do lago já existente.

Em Lagares a proposta vencedora pretende a colocação de uma porta no acesso ao bar dos alunos.

Na Ponte ganhou a proposta que visa o melhoramento do campo de jogos, do espaço envolvente e de outras zonas de convívio.

Na Cordinha venceu a proposta que sugere a colocação de bebedouros junto ao campo de jogos.

A Direção, face a estas escolhas dos alunos, e tal como aconteceu na edição anterior, levará agora por diante o processo de execução das mesmas.

Fátima Couceiro
Responsável pelo OPE no Agrupamento