6-10 maio
Blonie, POLÓNIA

Foi na pequena cidade de Blonie, na Polónia, a cerca de 30 quilómetros de Varsóvia, que se realizou o encontro Comenius Global style.

O tema do país,  fragrances, foi abordado aquando da visita a uma empresa familiar de perfumaria, em Varsóvia, e em trabalhos de grupo na própria escola.

 

Lodz, terceira cidade do país, foi palco para diversas atividades. A visita ao cemitério judaico impressionou pela quantidade de sepulturas e pedras tumulares dos judeus que, constituindo cerca de 30% da população, habitaram na cidade, e pelo enorme talhão onde jazem os restos mortais dos judeus mortos no gueto aí criado. Também marcante foi a visita à antiga estação ferroviária de onde partiram inúmeros vagões de judeus deportados. Foi com um arrepio que entrámos num deles e pudemos imaginar o sofrimento humano que se terá vivido naquele local-memória do Holocausto. Ainda em Lodz, e por se tratar de uma cidade onde a indústria têxtil tinha prosperado durante o século XIX, visitámos uma fábrica-museu onde os alunos participaram num workshop de estampagem de tecido.

Os professores tiveram o privilégio de visitar a casa onde nasceu o compositor Fryderyk Chopin, em Żelazowa Wola, e passear nos verdejantes jardins ao som da sua música.

Os pais dos alunos polacos foram muito colaborantes, tendo acolhido os alunos estrangeiros, providenciado transportes e organizado uma festa de despedida com especialidades gastronómicas locais.

Mais uma experiência enriquecedora para todos.

Fátima Couceiro