Clubes

 

Siga-nos no facebook - CLIQUE AQUI

 

O logotipo do Clube Europeu do AEOH é da autoria de uma ex-aluna da ESOH, a Paulina Rustrian da Fonseca que estuda Design.

O Clube Europeu existe na Escola Secundária do AEOH desde 2005 e está integrado na Rede Nacional de Clubes Europeus.

São seus objetivos: contribuir para a compreensão do pluralismo europeu; contribuir para o entendimento entre os povos e a tolerância recíprocas; promover ações de dinamização tendentes a uma melhor informação sobre a Europa; contribuir para a criação do sentido de responsabilidade dos alunos – jovens cidadãos europeus – designadamente no que respeita à paz, aos direitos do homem e à defesa e conservação do ambiente e do património cultural.

Nesse âmbito, propõe-se desenvolver, este ano de 2015-16, uma panóplia de atividades que visam a integração no meio escolar e o enriquecimento dos alunos. Entre elas destacam-se:

- Dinamização dos programas Parlamento dos Jovens; Parlamento Europeu dos Jovens, e do Concurso Euroscola.

- Dinamização de programas de intercâmbio (com a escola belga de Mol) e do programa Comenius. 

- Comemoração do dia Internacional da Tolerância (16 de novembro) e do dia da Europa (9 de maio).

- Comemoração do 30º aniversário da integração europeia de Portugal.

- Palestras/ Debates sobre temáticas europeias.

- No âmbito do tema da rede de Clubes Europeus "Interculturalidade e mobilidade no espaço europeu", o Clube visa desenvolver várias atividades direcionadas aos refugiados chegados ao concelho.

- Visita de estudo a uma capital europeia. 

Em suma, o Clube Europeu é um espaço dinâmico, onde é dada a oportunidade aos jovens de conhecerem outros povos e culturas, de conviverem com os seus pares, de exercitarem as normas da democracia e de se enriquecerem através da experiência e do debate. 

Participa neste clube. Inscreve-te com o diretor de turma ou com os professores coordenadores do Clube: Fátima Couceiro, Fátima Antunes, Célia Lourenço e Luísa Azêdo.  

A participação/colaboração dos alunos neste clube é solicitada pelos professores coordenadores ao longo do ano, sempre que se avizinha uma atividade.

 


 

 

16 de novembro – Dia Internacional para a Tolerância

O Clube Europeu e a área disciplinar de Filosofia do AEOH assinalaram, no dia 16 de novembro, o dia Internacional para a Tolerância. A sessão começou com um minuto de silêncio em memória das vítimas de todos os ataques terroristas pelo mundo. 

Foram convidados para a sessão de reflexão e debate destinada aos alunos do 10º ano, a professora Elsa Lopes, o psicólogo Fernando Ventura, alunos estrangeiros e alunos portugueses com experiência de intercâmbio com escolas estrangeiras. Coube à professora Elsa Lopes lançar o tema, explanando as diferentes formas de aceitação do multiculturalismo e mostrando como a tolerância é um valor determinante no contexto do diálogo intercultural. 

O psicólogo Fernando Ventura abordou a temática demonstrando, com exemplos da sua experiência profissional, a forma como a solidariedade e a tolerância são fundamentais em sociedade. Seguidamente os alunos convidados contaram sobre a sua experiência de integração nos países para onde se mudaram.

 A finalizar ainda houve tempo para perguntas e reflexões sobre a mais-valia que a diferença traz às comunidades, bem como a importância da defesa dos valores fundamentais da nossa civilização, como a tolerância, a liberdade, a democracia e o respeito pelos direitos humanos.