Home

O nosso Agrupamento encontra-se a desenvolver um projeto europeu denominado EUROPIA 2020 – European design, no âmbito do Programa Erasmus+. Este projeto destina-se a alunos com idades de catorze/quinze anos, ou seja, de modo geral, abrange alunos do 9º/10º ano. O EUROPIA 2020 é um projeto de design que tenta perceber como os alunos vêem as cidades europeias no futuro, como serão os edifícios, as escolas, os monumentos, os locais de entretenimento, os transportes.

A primeira reunião do projeto com mobilidade de alunos aconteceu entre 18 e 23 de março, na pequena cidade de Blonie, perto de Varsóvia, Polónia. Alunos de todos os países participantes no projeto, Polónia, Portugal, Bélgica, Lituânia, Bulgária, Eslovénia e Áustria, passaram a semana juntos, visitando locais de interesse histórico e artístico, criando e desenhando, partilhando hábitos e formas de vida diferentes.

A visita ao museu que mostra a sublevação do povo polaco em relação aos seus ocupantes alemães e, depois, russos (Museum of the Polish Uprising), foi um dos pontos altos da visita à cidade de Varsóvia. Curiosidades da cidade são ainda a estátua do menino-soldado, símbolo da insurreição, os bancos de jardim que tocam música de Chopin e o enorme Palácio da Cultura e Ciência ‘oferecido’ por Estaline à cidade e que hoje em dia gera grande polémica nos habitantes de Varsóvia.

Neste encontro participaram a Jéssica Coelho e a Beatriz Cruz, ambas do 10ºE, acompanhadas pelos professores Fátima Couceiro e Manuel Machado. As alunas foram acolhidas nas casas dos seus colegas polacos e puderam experienciar a vida familiar dos mesmos. Na escola polaca e nos workshops fizeram apresentações, trabalharam em equipa, debateram, fizeram opções, tomaram decisões, desenharam, pintaram, manusearam barro. A língua de comunicação foi o inglês, mas era muito curioso ouvir tantos idiomas diferentes nos trajetos feitos de autocarro.

Parecerá um lugar comum dizer que foi uma experiência enriquecedora, mas, a verdade é que, uma semana tão cheia de experiências e emoções tão diversas, não pode ser outra coisa.

FOTOGRAFIAS EM:

1 Atividades 2017/18

2 Dia da Informática

3 Atividades 2016/17