Home

Realizaram-se no passado dia 18 de janeiro, na sede do Agrupamento, as sessões escolares do Parlamento dos Jovens, Básico e Secundário.


O tema deste ano, Igualdade de género, foi amplamente debatido pelos jovens presentes nas duas sessões, já que, este ano, é comum aos dois níveis de ensino.

Parlamento dos Jovens – Sessões Escolares

A sessão do Básico contou com a presença de 29 alunos da escola sede, da escola da Cordinha e da escola da Ponte das Três Entradas, e foi presidida pelo professor Artur Abreu. Decorreu de forma serena e, no final, foi fácil chegar a consensos relativamente às medidas a constar do projeto de recomendação do Agrupamento. Foram eleitos para a sessão distrital os alunos Tomás Marques e Tomás Costa (escola da Ponte), Eduardo Adro (escola sede) e Tatiana Neves (escola da Cordinha), como suplente. O candidato à mesa distrital vem também da Ponte e é mais um rapaz, João Pais. Foi por todos tido como irónico que o tema Igualdade de género não tenha dividido mais equitativamente a representatividade de cada género.


Na sessão do Secundário estiveram presentes trinta alunos e o debate foi mais acalorado, por haver medidas que levantaram maior polémica. No entanto, foi possível fundir algumas delas e criar um projeto de recomendação sólido, que os deputados eleitos, Bárbara Coquim, António Dias e Tiago Amaral (suplente), defenderão na sessão distrital. Para a mesa desta sessão foi eleita a aluna Catarina Duarte.


Não alheios aos trágicos acontecimentos de outubro passado, na região, tanto os alunos do Básico como os do Secundário, sugeriram como tema para a sessão de 2018/19, a prevenção dos incêndios e a reparação dos danos nos territórios afetados.

 

Parlamento dos Jovens – Sessões Escolares

Parlamento dos Jovens – Sessões Escolares

Parlamento dos Jovens – Sessões Escolares

1 Dia da Informática

2 Informática em Aveiro

3 Projecto "O Lago"